PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL – PGRCC
Segundo a WGBC – World Green Building Council (considerada a maior organização mundial que direciona o mercado da construção civil em prol da sustentabilidade), a CONSTRUÇÃO CIVIL é responsável por cerca de um terço da emissão dos gases do efeito estufa, além de ser considerada uma das atividades com maior impacto ambiental no mundo. Só pra se ter uma ideia, os resíduos gerados pela construção civil seriam suficientes para construir 4 milhões de casas populares aqui no Brasil.
⠀
A diminuição do impacto gerado pelos resíduos da construção é justamente a proposta do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). Para tal, o Plano busca através da legislação federal (Resolução CONAMA nº. 307/02 e suas alterações posteriores) criar uma cultura de destinação equilibrada e organizada desses resíduos.
⠀
E as consequências dessa prática de planejamento são os resultados positivos no que diz respeito à preservação do meio ambiente, tendo em vista a redução na demanda de materiais devido ao reuso, a destinação correta de materiais não inertes, dentre outros.
PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PGRCC? Entre em contato.
Dr. RENATO GIUBERTI – Advogado Ambiental e Urbanístico