ARBORIZAÇÃO URBANA
🌳 A ARBORIZAÇÃO URBANA abrange toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades e que pode ocupar as áreas livres particulares ou públicas e potencialmente coletivas (pátios de universidades, escolas e igrejas, por exemplo, que tem seu acesso de alguma forma controlado), além de acompanhar o sistema viário.
🔷 Entre os benefícios da ARBORIZAÇÃO URBANA podemos citar:
🔹 Melhoria na qualidade de vida dos habitantes;
🔹 Melhoria do aspecto paisagístico;
🔹 Bem-estar psicológico;
🔹 Proteção contra ventos;
🔹 Sombreamento;
🔹 Diminuição da poluição sonora;
🔹 Absorção da poluição atmosférica;
🔹 Diminuição das ilhas de calor;
🔹 Favorece a recarga hídrica;
🔹 Garante locais para reprodução de alguns insetos e pássaros que podem ajudar no controle de vetores.
🟩 É responsabilidade de cada Município promover um bom planejamento de arborização, desde sua concepção até sua implantação e manutenção através da disponibilização de técnicos e agentes ambientais capacitados para as etapas de plantio, poda de árvores e supressão.
✅ Nesta análise deve-se levar em consideração não somente as características peculiares de cada cidade (valores culturais, ambientais e de memória), como também aspectos importantes para se garantir a segurança e a mobilidade dos cidadãos e evitar situações conflitantes entre a arborização e equipamentos urbanos como fiações elétricas, postes de iluminação, muros e passeios.
🌳 É importante que cada Município elabore o Plano Diretor de Arborização Urbana, que terá como objetivos:
🍃 Definir as diretrizes de planejamento, implantação e manejo da Arborização Urbana;
🍃 Promover a arborização como instrumento de desenvolvimento urbano e qualidade de vida;
🍃 Implementar e manter a arborização urbana visando a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio ambiental;
🍃 Estabelecer critérios de monitoramento dos órgãos públicos e privados cuja atividade tenha reflexos na arborização urbana;
🍃 Integrar e envolver a população, com vistas a manutenção e a preservação da arborização urbana.
🌳 O primeiro passo para se ter um planejamento bem-sucedido é providenciar o inventário das árvores já existentes. Este inventário deve conter o maior número de informações possível sobre os espécimes já existentes e os locais onde estão situados. Conhecendo-se o patrimônio arbóreo da cidade com a qual irá se trabalhar, é possível avaliar melhor onde e como atuar.
🍃 Com o inventário em mãos, torna-se possível compreender a relação entre as árvores e o local onde elas estão inseridas: a compatibilidade entre seu porte (raízes, tronco e copa) e o espaço disponível, as condições sanitárias existentes e sua adaptação. Todas estas informações, aliadas aos princípios da arborização urbana, irão definir quais espécies de árvores deverão ser utilizadas.
🔷 Na ARBORIZAÇÃO URBANA são várias as condições exigidas de uma árvore, a fim de que possa ser utilizada sem acarretar inconvenientes, sendo que, entre as características desejáveis, destacam-se:
🔹 Resistência a pragas e doenças;
🔹 Velocidade de desenvolvimento média para rápida;
🔹 A árvore não deve ser do tipo que produz frutos grandes;
🔹 Os troncos e ramos das árvores devem ter lenho resistente, para evitar a queda na via pública, bem como serem livres de espinhos;
🔹 As árvores não podem conter princípios tóxicos ou de reações alérgicas;
🔹 A árvore deve apresentar bom efeito estético;
🔹 As flores devem ser de preferência de tamanho pequeno e não devem exalar odores fortes;
🔹 A planta deve ser preferencialmente nativa, vedado o plantio de espécies exóticas invasoras;
🔹 A folhagem deve ser de renovação e tamanho favoráveis, já que podem causar entupimento de calhas e canalizações, danificar coberturas e telhados;
🔹 A copa das árvores deve ter forma e tamanho adequados ao ambiente;
🔹 As raízes devem ser profundas para evitar que a árvore venha prejudicar as calçadas e as fundações dos prédios e muros.
🟩 Vemos, portanto, que a implantação de árvores nas cidades proporciona uma grande melhora na qualidade de vida da população, tornando o ambiente das cidades ao mesmo tempo agradável e eficiente, respeitando o homem e a natureza.
👍🏻 DÚVIDAS? Entre em contato.
Dr. RENATO GIUBERTI – Advogado Ambiental e Urbanístico