CENSO FLORÍSTICO
🌳 O CENSO FLORÍSTICO é o registro com informações qualitativas e quantitativas sobre as espécies vegetais ocorrentes em uma determinada área.
🌳 Além disso, ele promove um estudo detalhado de todas as espécies e determina a quantidade de madeira existente em uma certa área, com as exatas medidas e densidades de cada planta, de acordo com a sua altura e diâmetro.
🍃 O CENSO FLORÍSTICO é considerado uma fase importante do Licenciamento Ambiental, pois impacta diretamente nos custos de um empreendimento.
❓ COMO O CENSO FLORÍSTICO INFLUENCIA NA INSTALAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS?
✅ Existem casos em que os empreendimentos precisam ser realocados ou mesmo alterados os seus projetos em função da localização de determinadas árvores. Existem árvores que são protegidas por lei e não podem ser cortadas.
✅ O ipê-amarelo, o pequizeiro e outras árvores que estão na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção, podem interferir diretamente no projeto original de ocupação de uma determinada área.
🟢 Por outro lado, existem casos em que a vegetação existente em áreas usadas para implantação de condomínios, prédios, galpões e outros empreendimentos é considerada um elemento que agrega valor à construção.
❓ QUEM PRECISA REALIZAR O CENSO FLORÍSTICO?
🌳 O CENSO FLORÍSTICO pode fazer parte de um Estudo Ambiental ou ser exigido para contribuir com a análise de pedidos de retirada da vegetação junto ao órgão ambiental responsável.
🍃 Deve ser feito sempre que houver vegetação em um terreno onde acontecerá uma construção, assim como em casos em que pode ocorrer impacto à vegetação próxima ao empreendimento.
🌳 O CENSO FLORÍSTICO também é muito utilizado quando se quer fazer o manejo sustentável da floresta, onde apenas indivíduos específicos serão suprimidos e/ou explorados. Além disso, pode ser adotado quando se quer fazer o manejo de um pomar, fragmento de mata ou mesmo de exemplares isolados a serem analisados.
🛑 PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES? Entre em contato.
Dr. RENATO GIUBERTI – Advogado Ambiental e Urbanístico.