ECONOMIA CIRCULAR
🌀 ECONOMIA CIRCULAR é um conceito estratégico que se baseia na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, propondo uma mudança em toda a maneira de consumir, do design dos produtos até a relação com as matérias-primas e resíduos. É uma nova maneira de consumo, envolvendo aspectos sociais, econômicos e ambientais.
🟢 A ECONOMIA CIRCULAR é a ciência que repensa as práticas econômicas, indo além daqueles famosos três “R”s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – , para incluir mais dois – Restaurar e Regenerar –, baseada no modelo sustentável.
⬛ Atualmente nosso sistema produtivo funciona de FORMA LINEAR, o que não é sustentável devido à exploração excessiva de recursos naturais e ao grande acúmulo de resíduos.
◼️ Nós exploramos a matéria-prima, produzimos bens e depois os descartamos. Na economia atual há geração de resíduos que não recebem novos usos e se acumulam exponencialmente.
🌀 A ECONOMIA CIRCULAR visa uma ação mais ampla desde o redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio, até à otimização da utilização de recursos (“circulando”, o mais eficientemente possível, produtos, componentes e materiais nos ciclos técnicos e/ou biológicos).
🟢 Busca, assim, o desenvolvimento de novos produtos e serviços economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, materializando-se na minimização da extração de recursos, maximização da reutilização, aumento da eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócios.
❓ E se ao invés do modelo em que se descartam os materiais não biodegradáveis, como máquinas de lavar roupa, smartphones, televisores, geladeiras, existisse outro em que esses materiais retornassem ao ciclo produtivo?
❓ Se eles fossem levados de volta a suas respectivas fábricas, desmontados, otimizados e trazidos de volta para nós?
🟩 A economia lucra com a ausência de desperdício – e o planeta também! Em vez de uma reta final para os produtos, um novo ciclo: transformando resíduos em insumos, em nova matéria-prima. São os dois novos “R”s que entram: economia restaurativa e regenerativa.
🟩 Para o desenvolvimento sustentável, deve-se controlar estoques finitos e equilibrar os recursos renováveis.
🟧 Um primeiro passo é desmaterializar produtos e serviços (sistema que valoriza a função, a utilidade e nem tanto o produto em si).
🟩 Além disso, há a necessidade de aprimorar a eficiência na criação de produtos e no reaproveitamento dos resíduos. Já na origem, os produtos devem ser feitos com materiais facilmente recicláveis e não perigosos (substâncias puras, não tóxicas e segregáveis). É fundamental reduzir a contaminação para maximizar a circulação dos materiais.
🟧 Os objetos devem ser concebidos para a remanufatura, a reforma e a reciclagem, com componentes e materiais no mais alto nível de utilidade, tanto no ciclo técnico quanto no biológico. Desse modo, componentes e materiais continuam CIRCULANDO e contribuindo para a ECONOMIA.
🌀 A ECONOMIA CIRCULAR segue uma utilização racional dos recursos. Com o uso em cascata dos materiais, eles permanecem o maior tempo possível na economia.
🟢 Após um produto chegar ao fim de seu ciclo para o primeiro consumidor, ele pode ser compartilhado e ter sua utilização ampliada. As alternativas de reciclagem atuais operam sobre bens de consumo que não foram projetados com este cuidado.
🌀 A ECONOMIA CIRCULAR parte da proposta de desconstruir o conceito de resíduo com a evolução de projetos e sistemas que privilegiem materiais naturais que possam ser totalmente recuperados.
🍃 Inspirando-se nos mecanismos dos ecossistemas naturais, que gerem os recursos a longo prazo num processo contínuo de reabsorção e reciclagem, a ECONOMIA CIRCULAR promove um modelo econômico reorganizado, através da coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados.
🍃 Caracteriza-se como um processo dinâmico que exige compatibilidade técnica e econômica (capacidades e atividades produtivas), mas que também requer enquadramento social e institucional (incentivos e valores).
🌀 Um novo modelo econômico funcionando em circuitos fechados, catalisados pela inovação ao longo de toda a cadeia de valor, é defendido como uma solução alternativa para minimizar consumos de materiais e perdas de energia.
🔴 O QUE ERA FIM AGORA É SÓ UM NOVO COMEÇO.
👍🏻 PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES? Entre em contato.
Dr. RENATO GIUBERTI – Advogado Ambiental e Urbanístico