INVENTÁRIO FLORESTAL PRÉ-CORTE
🌳 O inventário florestal fornece todas as informações básicas para a administração da floresta. E para que isto seja possível essas informações devem ser as mais próximas da realidade, ou seja, devem ser precisas.
🍃 O INVENTÁRIO FLORESTAL PRÉ-CORTE é realizado antes da colheita florestal, com alta intensidade amostral, objetivando determinar o estoque de madeira com maior precisão.
📈 No caso de empresas é realizado nas áreas definidas pelo plano de corte, porém pode ser realizado em toda a floresta, principalmente para produtores rurais que pretendem comercializar a madeira com base nas informações obtidas através deste inventário.
✅ A tomada de decisão na área florestal deve envolver o abastecimento contínuo com produtos florestais com o mínimo dano ao ambiente e que assegure a perpetuidade da produção. Todas as intervenções na floresta, como corte, desbastes, fertilizações, novos plantios, devem ser precedidos de um inventário contínuo ou PRÉ-CORTE.
🟩 Ao realizar o INVENTÁRIO PRÉ-CORTE é preciso estar atento à ocorrência de possíveis problemas nos plantios das florestas, como a variabilidade no espaçamento entre plantas e ou a existência de áreas onde não existem árvores, mortalidade das plantas causadas por pragas, doenças ou intempéries.
🟩 Se esses problemas não forem detectados, haverá uma deficiência em relação à utilização de uma amostra representativa da área em questão.
🟦 Apesar da extrema importância do inventário florestal, muitas vezes opta-se por não realizar ou quando este é feito, a frequência em que ocorre é insuficiente. Os riscos e impactos dessa decisão podem ser altos, pois não havendo monitoramento, não há conhecimento sobre o ativo, e dificilmente o gestor conseguirá intervir na floresta em tempo e com segurança para recuperar sua produtividade.
🟧 Além disso, se o inventário florestal for feito sem planejamento e orientação adequada, com trabalhadores mal preparados ou com treinamento insuficiente, isso poderá acarretar não apenas em baixa precisão e erros de estimativas de volume, mas também impedirá o gestor florestal de intervir de maneira efetiva, não alcançando a produtividade potencial da floresta em questão e, nos piores casos, até mesmo na perda do ativo.
🛑 PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO INVENTÁRIO PRÉ-CORTE?
Entre em contato.
Dr. RENATO GIUBERTI – Advogado Ambiental